Estação Julio Prestes

Estação Julio Prestes

A estação original foi inaugurada em 10 de julho de 1872 pela Estrada de Ferro Sorocabana que foi uma das ferrovias mais importantes do Brasil, e denominava-se Estação São Paulo.

Sua função era transportar sacos de grãos de café vindos do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital. A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos.

A estação ligava a cidade de São Paulo a Piracicaba, Santos e Presidente Epitácio, divisa com Mato Grosso do Sul. Ao enriquecer-se com o transporte de café, decidiu-se construir uma estação renovada e maior. A segunda e atual estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves em 1925, porém a obra só foi parcialmente concluída no ano de 1938, em função à instabilidade econômica, que afetou praticamente todos os países capitalistas da época, provocada pela Grande Depressão.

Mesmo longe de ser concluída por completo, ao fim da construção de parte do projeto em 1930 (área das plataformas) o embarque passou a ser realizado na estação.

Hospede-se em uma de nossas unidades e fique perto do seu evento.

Clique aqui e veja mais eventos perto do Uniclass Hotel

Siga também nossas redes sociais e fique por dentreo das novidades:

Facebook
Instagram