Mercado Municipal de Pinheiros

Mercado Municipal de Pinheiros

O Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado Municipal de Pinheiros, foi inaugurado em 10 de agosto de 1910. Nesta época, o mercado funcionava onde hoje é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao Largo da Batata, e era conhecido como “Mercado dos Caipiras”, devido à sua utilização por comerciantes e produtores do interior de São Paulo.

Décadas depois, sua área foi atingida pela construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima, que obrigou a demolição do antigo prédio e a construção de um novo mercado. No dia 1º de março de 1971, o mercado foi reinaugurado no atual endereço. O novo edifício foi construído em dois andares para poder abrigar os 4.000 m² de área de vendas.

Atualmente, o mercado possui 39 boxes divididos em: empório (venda de cereais, grãos, condimentos e especiarias, enlatados em geral, etc.), mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Ao longo dos últimos anos, o mercado passou por obras para revitalização do espaço. Em 2006, foi construído um deck (piso feito em madeira dispondo de mesas ao ar livre) no segundo andar. Hoje, o Mercado de Pinheiros conta com uma área de 4.196 m² e um estacionamento gratuito de 1.742 m², com capacidade para 60 veículos.

O Mercado de Pinheiros, em São Paulo, antes perdido em meio a paradas de ônibus, ambulantes e toda a sujeira do Largo da Batata, começou a se transformar em 2014, junto à melhora da região. Hoje, conta com empório de cervejas especiais, pizzaria napolitana, cevícheria e até uma loja vitrine de Alex Atala. Tudo isso em meio a frutas e lojas.

Tem a nova melhor pizza de São Paulo

O nome da casa é Napole Centrale. E possível ver no site da Associação das Verdadeiras Pizzas Napolitanas, só a Napole Centrale e a Leggera fazem a legítima pizza italiana em São Paulo. Lá também tem pizza frita! Isso mesmo que você leu. Eles fazem a tradicional pizza frita, típica de Nápoles.

Mas o que é uma pizza napolitana? É a pizza tradicional da Itália. Em comparação com a pizza brasileira, a napolitana tem: Muito menos queijo. Muito mais molho de tomate. No geral, muito menos recheio/cobertura. Massa grossa nas bordas e fina no meio. Massa mais fermentada, o que deixa ela com textura firme e sabor mais forte. É individual. Mas não se preocupe, não é do tipo brotinho. Está mais para uma pizza média. Mas como a massa é fina no interior, serve bem um adulto, sem exageros.

Tem uma loja de fumo muito antiga

Se você acha que aquelas lojas requintadas de shopping são tabacarias de verdade, é porque você não conheceu essa “venda” à moda antiga do Mercado de Pinheiros. A loja parece parada no tempo. E os preços também.

Lá tem fumos de vários tipos, daqueles enrolados na vitrine, coisa de interior mesmo. Tem dezenas de marcas de cigarro de palha. E ainda tem rapé, aquele pó de folha de tabaco. A loja também vende cachimbo, cortador de charuto e outros acessórios para os fãs de fumaça no pulmão.

E tem muitas frutas

Mercado não parece mercado se não tiver fruta. E no Mercado de Pinheiros não é diferente. No centro do galpão estão algumas lojas, que esparramam mamões, laranjas, bananas e outras delícias que tem a cara do Brasil. Algumas dessas lojas inclusive entregam em casa, quase todo o Mercado de Pinheiros tem serviço Delivery.

Rua Pedro Cristi, 89 – Largo da batata

Hospede-se em uma de nossas unidades e fique perto do seu evento.

Clique aqui e veja mais eventos perto do Uniclass Hotel

Siga também nossas redes sociais e fique por dentreo das novidades:

Facebook
Instagram