Museu de arte Sacra

Museu de arte Sacra

Referência nacional em história e arte sacra.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

A Organização que colaborava com a gestão do museu era a Sociedade Amigos do Museu de Arte Sacra de São Paulo, cujo denominação, em razão de Decreto Federal, foi alterada para Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo – SAMAS, e transformada em Organização Social de Cultura, com a nova denominação, a partir de 2010, faz a gestão do museu, como OS.

Um Contrato de Gestão é firmado junto à Secretaria da Cultura e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, com Planos de Trabalho aditados anualmente. Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais de cultura vêm fortalecer e estimular as ações do Estado na área cultural e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

Com este entendimento, a instituição é uma das Organizações Sociais de Cultura parceiras da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada.

Hospede-se em uma de nossas unidades e fique perto do seu evento.

Clique aqui e veja mais eventos perto do Uniclass Hotel

Siga também nossas redes sociais e fique por dentreo das novidades:

Facebook
Instagram